sexta-feira, 4 de novembro de 2011

HDs mais "salgados"

As  enchentes ocorridas na Tailândia -- que já ocorrem a muito tempo, mas não é divulgado com tanta importância na mídia como quem vai morrer na "novela das 9" -- no mês de outubro devem ter impacto direto nos preços dos HDs. Logo após o incidente, o preço dessas peças subiu em média 50% apenas uma semana, mas apesar da alta o fornecimento foi mantido devido ao estoque que se tinha que, segundo analistas, supriria o mercado mundial por mais, aproximadamente, dois meses.

Contudo, o número de peças começou a diminuir -- como era esperado -- e, consequentemente, os preços aumentaram em outras partes do planeta, já que a maior parte dessas peças que é consumida pelo mundo são produzidas no país mesmo. As empresas de pesquisa IHS iSuppli e IDC alertaram que os consumidores deverão encontrar de 25% a 28% menos produtos no mercado nos próximos seis meses -- isso porque eles tinham em mente "tentar" substituir o HD por outra mídia que encareceria ainda mais os PCs.

A empresa mais atingida é a Western Digital, que teve 75% da sua produção interrompida. O IHS iSuppli calcula que apenas 125 milhões de unidades de HD devem entrar no mercado neste trimestre, uma queda de pelo menos 48 milhões de unidades em relação ao trimestre anterior.

A Western Digital e a Toshiba anunciaram que irão fechar temporariamente as suas fábricas localizadas no país. A empresa japonesa relatou que o setor de semicondutores, por exemplo, encontra-se a três metros de profundidade -- que tragédia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário