quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Android 4.0 Ice Cream Sandwich: lançamento oficial -- Quero um com um desses... ahahaha...

A nova versão do sistema operacional Android foi anunciada pela Google na madrugada do dia 19 de outubro -- hoje de manhã quando você pensava naquela prova chata que iria ter no mesmo dia...-- e ontem, dia 18 de outubro na conferência AsiaD: All Things Digital , e ela é chamada de Ice Cream Sandwich -- os SOs (Sistemas Operacionais) que a Google desenvolve na plataforma Android, que é baseada em Linux, tem os nomes das versões em homenagens a doces... -- e a versão 4.0 unifica tablets e smartphones.

A primeira aparição do SO foi feita mais tarde, no lançamento do Samsung Galaxy Nexus, aparelho desenvolvido pela empresa coreana em parceria com a Google -- a Samsung já usava em outros produtos seus, como os tablets, a plataforma Android --. Com um design aperfeiçoado e estiloso, o Ice Cream Sandwich possui muitas características que devem agradar aos usuários mais exigentes, com mudanças e melhorias significativas.

Principais mudanças do Android 4.0
  • Notificações foram atualizadas e ficaram melhores para leitura
  • As notificações podem ser acessadas sem desbloquear a tela
  • Widgets aparecem em uma aba do menu de aplicativos
  • Modelo de aplicativos abertos semelhante ao Honeycomb
  • Reconhecimento facial para desbloqueio do aparelho -- isso sim é legal...
  • Google+ com Messenger e Hangouts -- a primeira vez que eu li entendi "Handout" e lembrei de um assalto...
  • Edição de imagens com efeitos e filtros em tempo real -- coisa que só era possível se baixa-se um aplicativo que fizesse isso
  • Android Beam: compartilha arquivos e dados com um aparelho próximo
  • Busca offline no Gmail -- "interessante"...
  • Screenshot da tela ao segurar o botão de ligar e volume -- "inovador"...
  • Navegação na internet com até 16 abas abertas
  • Função Speech-to-text aprimorada, decodifica palavras em tempo real -- "vai me ajudar no colégio"...
                                                          Coisa linda... vem pra mim...

O novo Android é mais limpo e elegante. Graças à uma nova fonte, desenvolvida pela Google, chamada de Roboto. Ela foi a base da nova interface -- baseada no Android 3.0 Honeycomb.












                                                O que já era antigo ficou melhor ainda...

... no caso do visual e funcionalidade do: Gmail, Google Calendar, YouTube, entre outros.O Gmail surpreendeu com o novo visual no lançamento de uma versão do Android, . O aplicativo está mais bonito, limpo e com prévia do texto das imagens. Além disso, é possível navegar entre uma mensagem e outra deslizando os dedos para os lados. Na parte inferior da tela é você tem os botões de ação (que antes só apareciam com um clique no menu). Para acesso offline, o app disponibiliza mensagens dos últimos 30 dias -- uma grande funcionalidade, na minha opinião...

O Ice Cream Sandwich também pretende alavancar a utilização do Google+ -- a rede social do Google que, como já adimitido anterioirmente, por um funcionario da empresa, é "uma cópia mal feita, e às pressas do Facebook" -- , aumentando a interação com a rede social. Tudo isso com o envio de imagens em alta resolução para compartilhar com seus contatos.

Quando se vê a aparência do Gmail, lembra-se, mesmo que por pouco só, da aparência Metro -- do programa "MetroTwit", a qual foi usada para o Windows 8, por favor leia "eight" em vez de "oito" -- que foi muito bem desenvolvida e com simplicidade.

                                                           Reconhecimento facial -- 007

Uma características, MAIS, interessante é o reconhecimento facial para desbloqueio do aparelho, uma forma de impedir que seu Android seja acessado sem a sua permissão -- e você se sentir "like a boss" por ter um com um desses -- onde a função reconhece sua imagem a partir de uma fotografia, desbloqueando a tela na mesma hora -- o que me faz lembrar, de novo, algo que se remete ao Windows 8 ("eight") onde pode-se usar uma imagem para servir de senha...





                                                        Vou ficar sem acessar a internet?


Não.

A Google mandou bem ao inserir um gerenciador de dados completo no sistema operacional, evitando que os usuário busquem aplicativos de terceiros para instalar em seus aparelhos -- mas isso, de alguma forma, atrapalhará alguns usários -- dessa forma, você pode controlar quanto gasta com internet e bloquear o uso após atingir o limite de sua cota -- coisa que só se podia fazer com o download de aplicativos com essa função nas versão anteriores...


Android Beam

O Android Beam é outro recuso interessante. Ele utiliza a função Near Field Communication (NFC) para compartilhar informações, links, vídeos, arquivos e contatos com outros aparelhos Android que estejam por perto -- O que me faz lembrar do novo SO da Apple, o Lion, que faz algo similar a isso com o Wi-Fi, ao disponibilizar integração entre várias máquinas, até agora Apple, com esse SO.




                                        Câmera digital - O principal para alguns em diferencial
O aplicativo para câmera digital do Android 4.0 demonstrou melhorias importantes na apresentação do SO com o Samsung Galaxy Nexus. O tempo para abrir o app e fotografar diminuiu bastante, e um atalho para a câmera foi inserido na lock screen.

O lag do disparador também diminuiu e você pode fotografar continuamente sem se incomodar com o tempo de carregamento entre uma imagem e outra. A principal característica é o modo panorâmico. Não é necessário fazer montagens, basta movimentar o aparelho da esquerda para a direita e aguardar que ele mesmo realize o processamento da imagem -- como em algumas câmeras Kodak que revolucionaram o mercado com essa opção.

O modo de vídeo também recebeu atualizações. Agora é possível fazer vídeos com foco contínuo e acessar o zoom durante a filmagem. Outra função inteligente é a possibilidade de capturar snapshots enquanto grava o vídeo .A galeria de imagens prioriza o compartilhamento de imagens. Se desejar, pode editar suas imagens através do Android, inserindo filtros que se popularizaram com o Instagram -- esse último é famoso por usuários do Twitter.

Será que eu vou me acostumar com a falta de botões?
O Ice Cream Sandwich foi desenvolvido para aparelhos sem botões físicos. Tudo que é, segundo os desenvolvedores, necessário ("somente o necessário, o extraordinário é demais.." -- desculpem-me, mas eu lembrei da música do Mogli - O Menino Lobo) está na barra na parte inferior da tela.

Mal chegou e já vai se atualizar...

O kit de desenvolvimento do novo Android já está disponível, para que desenvolvedores possam criar novos aplicativos utilizando todo o potência do Ice Cream Sandwich -- um aspecto positivo para o mercado, já que o Android tem base no Linux não será tão complicado para quem tem experiência nessa plataforma -- mas, por enquanto, apenas a Samsung possui o SO em seu Samsun Galaxy Nexus.

Outras empresas já lançaram comunicados sobre o novo SO, como a HTC -- a primeira a lançar um celular com Android... "eu me lembro disso, ficava a me perguntar se isso iria ou não pra frente, obs: eu deveria ter uns 10 anos... ahahah" -- Uma das grandes parceiras da Google na difusão do Android.

Andy Rubin, executivo da Google, já afirmou que a atualização do SO para outros aparelhos deve chegar "algumas semanas depois" que o Galaxy Nexus chegar ao mercado -- meses depois será lançado no Brasil, e quando lançado já terão modelos melhores, infelizmete --, ou seja, é possível ter o Ice Cream Sandwich nos aparelhos no final de dezembro deste ano. De acordo com a Google, usuários que rodam o sistema 2.3 do Android podem receber a atualização para o 4.0 sem maiores problemas -- o que era uma dor de cabeça, a atualização, para os usuários das versões mais antigas...

Para os que entendem, pelo menos um pouco, de inglês eu recomendo que assistam ao vídeo...




Tablets?

Durante a conferência AsiaD: All Things Digital, Andy Rubin, diretor do Google Mobile, afirmou que existem mais de 6 milhões de tablets com Android pelo mundo -- Caramba! --. Segundo o executivo, os tablets com o sistema operacional da empresa não foram "completamente fracassados". Esse número 
 não reflete exatemente as vendas e sim o montante de tablets que estão rodando pelo mundo. 

No entanto, o assunto mais comentado foi o Ice Cream Sandwich, nova versão do Android lançada. Rubin disse que a atualização do sistema operacional, que vai unificar smartphones e tablets, é o melhor que já fizeram e há mais de 1 milhão de linhas de códigos.

Quando questionado sobre uma possível loja de música da empresa, o diretor afirmou que o serviço está próximo de ser anunciado. Porém, ele adiantou que a loja não vai vender somente músicas de US$ 0,99. Rubin ainda comentou que a Android Market terá melhorias em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário