sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Holografia da Microsoft supera a lançada recentemente pelos japoneses

A Microsoft revelou no dia 20 de Outubro de 2011 um novo projeto que permite ao usuário interagir com objetos holográficos tridimensionais -- aí sim, assistiram muito "Star Wars" e, provavelmente, estavam preocupados com os rumores de o iPhone ter essa tecnologia -- como se eles estivessem em suas mãos. A máquina foi batizada de HoloDesk e fora desenvolvida pelo grupo especializado em sensores no centro de pesquisas da Microsoft em Cambridge, nos Estados Unidos.

A tecnologia HoloDesk usa uma interface interativa em um sistema que combina um display transparente e o sensor ótico do Kinect -- interessante, mas a ASUS está, segundo alguns, a desenvolver um projeto parecido -- para criar ilusão de que o usuário está tocando diretamente os objetos virtuais. Uma terceira câmera, apontada para o rosto do manipulador, determina o local para onde ele está olhando e aumenta a precisão de reconhecimento.

Além de conseguir perceber a interação do usuário, o HoloDesk também permite que outros objetos possam ser usados como auxiliares durante a manipulação, como um copo e até uma folha de papel -- isso lembra um pouco realidade aumentada. O alcance das áreas em que a nova tecnologia pode ser usada é amplo, indo desde jogos holográficos até a engenharia e design em aplicações CAD.

Ele também pode ser usado para a demonstração de objetos virtuais com um apelo maior à manipulação direta, como o smartphone. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e não há notícias de quando o HoloDesk pode se tornar um produto comercial completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário