terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fabrica que produz para Apple e para a IBM entra em greve

Cerca de 1.000 trabalhadores de uma fábrica chinesa que fabrica componentes para a Apple e as ferramentas IBM está paralisada esta semana em protesto contra as o excesso de horas cumpridas, segundo um grupo de direitos afirmou. Os funcionários estão de greve desde 22 de novembro.

As autoridades enviaram centenas de policiais, incluindo oficiais de choque para dispersar os trabalhadores, e os trabalhadores se mudaram para fora do local e bloquearam uma estrada nacional.

A empresa chinesa responsável pela fábrica, aChina Labour Watch (CLW), disse: "a motivação por trás da greve foi a decisão da fábrica para fazer os trabalhadores trabalhar horas extras noturnas."

A empresa alega que os funcionários foram convidados a trabalhar a partir de 06:00 à meia-noite e às vezes duas horas em cima dos quatro habituais a quatro e uma muda de meio dia a partir de 7:00 às 11:30 ou 01:00-17:00. Ela disse que "comumente há trabalhado entre 100 e 200 horas de horas extras por mês", mas a fábrica se recusou os funcionários fazer hora extra durante o fim de semana porque sob a legislação laboral chinesa, s empresa teria que dobrar o salário.

A China Labour Watch que que a Apple, IBM e outros clientes ajudem a melhorar as condições de trabalho na fábrica. A empresa faz a montagem do teclado da Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário