segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Gates testemunha em processo antitruste por Windows 95



Bill Gates testemunha em processo movido pela Novell contra Microsoft. Foto: AP
O fundador da Microsoft, Bill Gates, testemunhou nesta segunda-feira em um processo antitruste de US$ 1 bilhão movido pela Novell, que acusa a fabricante de softwares de enganar a empresa antes do lançamento do sistema operacional Windows 95.
Gates foi o primeiro a testemunhar depois que seus advogados falaram sobre o caso, que corre há um mês em um tribunal federal de Salt Lake City, nos Estados Unidos. A Novell processou a Microsoft em 2004, alegando que a empresa de Redmond violou as leis antitruste através de seus acordos com outros fabricantes de computadores lançou o Windows 95. Em seu depoimento, Gates contou que tinha 19 anos quando fundou a empresa. "Achamos que todo mundo teria um computador pessoal em cada mesa e em cada casa", disse ele. "Nós queríamos estar lá e ser os primeiros."
O advogado da Novell admitiu que a Microsft não tinha obrigação legal de fornecer acesso do WordPerfect, mas seduziu a empresa para trabalhar em uma nova versão para retirar o apoio meses depois da chegada do Windows 95. O advogado da Microsoft disse que Gates decidiu ir contra a instalação do software proque ameaçava trancar o sistema operacional, e disse que a oportunidade perdida pela Novell foi culpa da própria empresa, que não deixou o produto pronto a tempo do lançamento.
A Novell afirmou que mais tarde foi obrigada a vender seu software WordPerfect, o que significou uma perda de US$ 1,2 bilhão. A companhia alega que Gates ordenou que os engenheiros da empresa rejeitassem o WordPerfect como um programa do Windows 95 porque temia que fosse muito bom. Em seguida, as ações da WordPerfect caíram, e a participação da empresa caiu de 50% para 10% do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário