Os jogos não são produzidos, exclusivamente, para divertir e hipnotizar a molecada e os marmanjos "viciados" por tecnologia. Os serious games são um exemplo de que podem ser chamados os jogos "sérios" são desenvolvidos para treinamento, simulação, ensino, publicidade, apoio a pacientes no tratamento de doenças e/ou mudanças de comportamento social -- como o Nintendo Wii que é muito usado no Canadá na hora da reabilitação de alguns pacientes, e começou a ser introduzido, a um tempo atrás, em São Paulo.
Relatos idicam que os jogos sérios surgiram no final do século 19, com os jogos de tabuleiro e de cartas, ou seja, muito antes dos computadores, eram usados principalmente para treinar estratégias militares.
A Imagine Cup, conhecida como a “Copa do Mundo da Computação”, por exemplo, representa essa preocupação da Microsoft. Anualmente, a empresa reúne os jovens mais brilhantes do mundo que utilizam a tecnologia para melhorar o planeta.
A competição foi criada em 2003, para estimular a criatividade e o empenho de jovens na criação de games e outras soluções tecnológicas capazes de transformar o mundo, e que possam resolver os maiores problemas da humanidade, de acordo com as oito metas do milênio propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O game é ambientado em Curitiba e representa todas as características e pontos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico. O personagem principal do jogo pode recolher lixo, plantar árvores e conversar com a população -- como se fosse um daqueles joguinhos sociais do facebook.
Já o Kinect lançado pela Microsoft no mercado em novembro de 2010 passa a ser uma ferramenta além do game e pode trazer benefícios para vários segmentos. O dispositivo permite que os usuários interajam com os jogos do XBox 360 sem ter em mãos um joystick. Com a nova tecnologia, os jogadores controlam o console com o movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário