sexta-feira, 4 de novembro de 2011

"Serious" Games

Os jogos não são produzidos, exclusivamente, para divertir e hipnotizar a molecada e os marmanjos "viciados" por tecnologia. Os serious games são um exemplo de que podem ser chamados os jogos "sérios" são desenvolvidos para treinamento, simulação, ensino, publicidade, apoio a pacientes no tratamento de doenças e/ou mudanças de comportamento social -- como o Nintendo Wii que é muito usado no Canadá na hora da reabilitação de alguns pacientes, e começou a ser introduzido, a um tempo atrás, em São Paulo.

Os serious games usma elementos de jogabilidade, como a possibilidade de vencer, de seguir regras e atingir objetivos no jogo. Mas são estão, na sua maioria, envolvido com processos da vida real, como, por exemplo, a manutenção de um equipamento, a terapia para uma doença, as regras de trânsito, o lançamento de um carro ou estratégias militares -- como, por exemplo, GTA ou Call of Duty.

Relatos idicam que os jogos sérios surgiram no final do século 19, com os jogos de tabuleiro e de cartas, ou seja, muito antes dos computadores, eram usados principalmente para treinar estratégias militares.

“O game é uma maneira de educar de forma mais lúdica”, declara a gerente de Programas Acadêmicos da Microsoft Brasil, Marinês Gomes. Pensando nisso, a empresa incentiva o desenvolvimento de jogos que possam contribuir para a formação educacional de crianças, jovens ou até mesmo de adultos.

A Imagine Cup, conhecida como a “Copa do Mundo da Computação”, por exemplo, representa essa preocupação da Microsoft. Anualmente, a empresa reúne os jovens mais brilhantes do mundo que utilizam a tecnologia para melhorar o planeta.

A competição foi criada em 2003, para estimular a criatividade e o empenho de jovens na criação de games e outras soluções tecnológicas capazes de transformar o mundo, e que possam resolver os maiores problemas da humanidade, de acordo com as oito metas do milênio propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Este ano, a equipe Signum Games de Curitiba foi a campeã mundial da competição em Nova Iorque. Com foco na sustentabilidade e meio ambiente, o Ucan ou, em português “você pode”, é um jogo educativo voltado a estudantes de oito a 16 anos de idade que tem o objetivo de, com boas ações, inspirar mais pessoas a melhorarem a cidade em que vivem.

O game é ambientado em Curitiba e representa todas as características e pontos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico. O personagem principal do jogo pode recolher lixo, plantar árvores e conversar com a população -- como se fosse um daqueles joguinhos sociais do facebook.

Já o Kinect lançado pela Microsoft no mercado em novembro de 2010 passa a ser uma ferramenta além do game e pode trazer benefícios para vários segmentos. O dispositivo permite que os usuários interajam com os jogos do XBox 360 sem ter em mãos um joystick. Com a nova tecnologia, os jogadores controlam o console com o movimento.

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